Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha: educação, saúde, assistência social, cultura e segurança pública

 

É com grande satisfação que a Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), torna pública esta obra, em seis volumes elaborados ao longo do processo de construção do Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha (PDVJ). O objetivo do PDVJ é orientar e promover o desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha. Visa ainda contribuir enquanto instrumento técnico de planejamento, para a elaboração de planos de desenvolvimento para os demais territórios do estado de Minas Gerais, criados em 2015.

A informação e o conhecimento aprofundados da realidade são fundamentais para a efetividade das políticas públicas, a transparência das intervenções, a inclusão e o controle social. E é a partir dessa importante premissa que se decidiu pela publicação integral e cuidadosa dos estudos técnicos e documentos do PDVJ, facilitando, assim, a sua consulta e pesquisa por parte dos gestores públicos estaduais e municipais, dos atores locais, dos pesquisadores e da população em geral. A construção do PDVJ envolveu um grande número de pesquisadores da FJP e de especialistas externos e contou com a participação da população, em consonância com o processo de mobilização empreendido por meio dos Fóruns Regionais realizados pelo Governo do Estado em 2015. Foi elaborado com base nas orientações elencadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 20I6-2017), especialmente, no tocante à implantação de um novo modelo de desenvolvimento para Minas Gerais, no qual o crescimento caminha juntamente com a redução das desigualdades sociais, maior equilíbrio regional e no aprofundamento da democracia. (PMDI, 2015-2027). Vencida, contudo, esta primeira etapa, cabe, agora, garantir que as ações aqui propostas sejam implementadas, o que só será possível a partir da criação de um arranjo de Governança para este PDJV, o que pressupõe um protagonismo, ainda maior, do Governo Estadual, por meio da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (SEEDIF) e, no âmbito local, dos Colegiados Executivos dos Fóruns Regionais, com a participação efetiva dos gestores e atores locais

O volume IV apresenta as dimensões Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Segurança Pública do Diagnóstico Propositivo do Plano de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha (PDVJ), cujo objetivo é subsidiar a ação do Governo do Estado de Minas Gerais com vistas ao desenvolvimento dos territórios do Alto Jequitinhonha e do Médio/Baixo Jequitinhonha, constituídos por 25 e 34 municípios, respectivamente.

 

Autor e data: Maria Luiza de Aguiar Marques (Coordenadora) Fundação João Pinheiro - 2017

 

Link para o trabalho completo: http://sii.fjp.mg.gov.br/06_Volume4.pdf

 

 

 

Informações Adicionais